O Flamengo lançou, na quinta-feira (10), seu novo programa de sócios-torcedores, chamado Nação, durante uma cerimônia no Ninho do Urubu, centro de treinamento da equipe. O programa conta com modalidade específica para torcedores que residem fora do Rio de Janeiro. No entanto, a iniciativa ocorre em um contexto de reclamações sobre o aumento no preço dos ingressos.
“O Nação Sem Fronteiras, atendendo uma demanda que escutamos do nosso torcedor, vai permitir que uma vez ao ano esse torcedor esteja no Maracanã. Queremos ter mais pessoas indo aos jogos. O torcedor que mora numa região distante vai poder se programar para comparecer ao Maracanã uma vez ao ano.”
Roberto Trinas, diretor de produtos e serviços do Flamengo
Críticas aos preços dos ingressos
A torcida do Flamengo já manifestava insatisfação desde o início do Campeonato Carioca. A gestão de Luiz Eduardo Baptista, que tomou posse em janeiro, implementou um aumento que varia de 11% a 50% nos preços dos ingressos em comparação ao mesmo período de 2024.
Atualmente, o preço médio dos ingressos do Flamengo é um dos mais altos do Brasil. Na abertura do Brasileirão, por exemplo, os ingressos para a partida contra o Internacional foram vendidos por R$ 69,19, superados apenas pelos do Vasco e Palmeiras.
Recentemente, o ídolo do clube Maestro Júnior criticou publicamente o aumento, ressaltando também a alteração no perfil dos torcedores que frequentam o Maracanã.
“O Flamengo precisa mudar a forma de venda de ingressos. Porque num jogo como esse, estreia em casa na Libertadores, era jogo para 65, 70 mil pessoas aqui. Tem alguns problemas no formato da venda de ingressos. E o preço também. E o perfil dos torcedores aqui é completamente diferente daquele torcedor popular que vem realmente para incentivar.”
Júnior, comentarista da TV Globo
No jogo mencionado, o clube foi derrotado pelo Central Córdoba, da Argentina.
Detalhes do novo programa de sócios
A nota oficial do Flamengo sobre o novo programa Nação destaca que ele é mais do que uma simples plataforma de venda de ingressos. O objetivo é criar um canal de relacionamento com a torcida, que inclui tanto os que frequentam o Maracanã quanto os torcedores que residem em outras regiões do Brasil.
O programa foi desenvolvido com base em pesquisa sobre as expectativas da torcida. Ele é dividido em três categorias: Nação Maraca 1, Nação Maraca 2 e Nação Maraca 3, além do Nação Sem Fronteiras, que permite aos torcedores de outras partes do país acessar ingressos para jogos fora do Rio. Com esse plano, por R$ 19,81 mensais, é possível adquirir ingressos para um jogo no Maracanã por temporada e também usufruir de vantagens como cashbacks e descontos.
O Flamengo também anunciou investimentos em tecnologia e modernização dos canais de atendimento, com a finalidade de oferecer uma experiência mais personalizada e acessível aos seus torcedores.”