A jovem russa Mirra Andreeva, de 17 anos, destaca-se no cenário do tênis profissional. Após uma impressionante vitória sobre jogadoras renomadas, como Aryna Sabalenka e Iga Swiatek, no torneio de Indian Wells no mês passado, Andreeva alcançou um novo marco em sua carreira: derrotou, pela primeira vez, sua irmã mais velha, Erika Andreeva.
O confronto entre as irmãs ocorreu na quarta-feira, 16 de abril, durante a primeira rodada do WTA 500 de Stuttgart. Contudo, a partida foi interrompida devido a uma lesão: Erika, de 20 anos, abandonou o jogo com dores no joelho quando estava em desvantagem de 6/2 e 1/0.
Mesmo com o resultado favorável, Mirra declarou que enfrentar a irmã foi um desafio emocional. “Para mim, 75% a 80% é sobre a preparação mental. Você não está focando só em si mesma ou em como vencê-la, mas também pensando nela. Será que ela está bem? O que vamos fazer depois do jogo? Como vai ser?” afirmou a tenista em entrevista, visivelmente afetada.
Até este encontro, o histórico de confrontos entre elas era favorável a Erika. Em ocasiões anteriores, já haviam se enfrentado em competições de base e, no circuito profissional, uma vez, em Wuhan no ano passado, onde Erika saiu vitoriosa.
Mirra comentou sobre a vantagem de sua irmã nos treinos, revelando um retrospecto quase perfeito: “Ela tinha cerca de 90% de vitórias contra mim. Esta foi a primeira vez que consegui ganhar um set dela”.
Apesar da lesão que limitou o prosseguimento do jogo, Mirra celebrou seu feito e demonstrou maturidade ao se referir ao embate. “Se ela estivesse 100%, o placar seria diferente. Mas estou certa de que ainda nos enfrentaremos muitas vezes e mostraremos um alto nível de tênis”, comentou.
Agora, Mirra Andreeva se prepara para o desafio nas oitavas de final do torneio em Stuttgart, onde enfrentará a também russa Ekaterina Alexandrova.