João Fonseca sofreu uma queda no ranking da ATP após perder os 14 pontos conquistados nas quartas de final do Challenger de Madri, realizado na Espanha. Com isso, o brasileiro agora acumula 947 pontos, mas permanece entre os 60 melhores tenistas do mundo devido ao desempenho abaixo do esperado de algumas de suas concorrências.
No entanto, a ausência de Fonseca nos torneios desta semana em Barcelona e Munique, normalmente programados nesta época, resultará em outra queda no ranking. A próxima atualização ocorrerá na segunda-feira, dia 21. Ele perderá ainda 50 pontos referentes à sua participação nas quartas de final do ATP 250 de Bucareste, na Romênia, no ano anterior. A projeção atual da ATP aponta sua possível posição em 63º lugar, podendo variar ainda mais dependendo dos resultados dos adversários.
Próximos Desafios de João Fonseca
Apesar das dificuldades recentes, o futuro próximo é promissor para o jovem tenista de 18 anos. Seu próximo desafio está agendado para o Masters 1000 de Madrid, que terá início em 23 de abril. Neste torneio, ele defende apenas 25 pontos de sua campanha anterior, o que proporciona uma boa oportunidade para recuperar posições. A lista de participantes ainda não foi confirmada, mas é esperada a presença de grandes nomes como Carlos Alcaraz e Novak Djokovic.
Se não avançar no evento madrileno, Fonseca tem planos de participar do Challenger 175 de Estoril, em Portugal, na semana seguinte, iniciando no dia 27, onde terá novas chances de acumular pontos.