Phil, a famosa marmota de Punxsutawney, fez sua previsão para o clima nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, durante a celebração do Dia da Marmota. Ao ser retirada de sua toca, Phil viu sua sombra, o que, segundo a tradição, indica que teremos mais seis semanas de inverno. Essa tradição acontece anualmente na cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia, onde a marmota é considerada a mais importante entre os roedores que tentam prever o tempo.
De acordo com a lenda, se Phil vê sua sombra, o inverno se prolonga. Se não a vê, isso significa que a primavera chegará mais cedo. Porém, é importante lembrar que o inverno astronômico termina no equinócio de primavera, que ocorrerá no dia 20 de março, independentemente da previsão de Phil. As condições climáticas, na verdade, podem não seguir o calendário, e Phil também não está isento de erros.
A marmota Phil tem sido uma figura de previsões climáticas desde o final do século XIX, e a história diz que sempre houve um Phil. No entanto, as previsões de Phil têm mostrado uma taxa de acerto de apenas 35% nas últimas duas décadas, segundo a análise da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. No ano passado, por exemplo, sua previsão de um inverno prolongado não se concretizou, já que fevereiro teve temperaturas próximas da média, embora março tenha sido um dos meses mais quentes registrados no país.
Quando as previsões de Phil não se confirmam, os meteorologistas do Centro de Previsões Climáticas do Serviço Nacional de Meteorologia fornecem informações mais consistentes sobre o clima. Eles elaboram previsões que vão desde uma semana até mais de um ano, e para fevereiro deste ano, as expectativas são mistas. Enquanto o leste dos Estados Unidos deve enfrentar temperaturas mais frias, o oeste e as planícies do sul podem experimentar um clima mais quente, caracterizando uma “primavera antecipada”.
Neste inverno, os Estados Unidos têm enfrentado situações climáticas bastante distintas. No leste, muitas regiões estão passando por um dos invernos mais frios da história, com ondas de frio intenso que afetaram o Nordeste e a região dos Grandes Lagos. Em contrapartida, do outro lado do país, locais como Phoenix e Las Vegas estão vivenciando um inverno recorde de altas temperaturas.
O fenômeno do aquecimento global também tem impactado as estações, e o inverno se tornou a estação com maior aquecimento em cerca de 75% dos Estados Unidos. Embora episódios de frio intenso e tempestades invernais ainda possam ocorrer, eles estão se tornando cada vez mais raros e excepcionais. Com isso em mente, a previsão de Phil para mais seis semanas de inverno pode não ser a aposta mais confiável.
































