A Alstom firmou um contrato avaliado em mais de €60 milhões (aproximadamente $66,5 milhões) com a S-Bahn Hamburg para modernizar a tecnologia de 82 trens BR 490. Esta ativação é parte de um esforço mais amplo para preparar toda a frota BR 490 para operações ferroviárias digitais na cidade de Hamburgo.
O upgrade incluirá a instalação do Sistema Europeu de Controle de Trens (ETCS) e da tecnologia de operação de trens automatizada (ATO), permitindo operações semiautomáticas com um nível de automação GoA2.
O projeto consiste na modernização de quatro trens protótipos com as unidades ETCS Onvia e tecnologia ATO até 2029, com os trabalhos realizados na instalação da Alstom em Hennigsdorf.
O sistema Onvia Cab é projetado tanto para novas instalações de trens quanto para a atualização de veículos existentes, garantindo conformidade com o mais recente padrão TSI 2023 no nível Baseline 3.
Jan Schroder, presidente do conselho da S-Bahn Hamburg, comentou: “Com a total digitalização da S-Bahn Hamburg, estamos estabelecendo novos padrões para o futuro ferroviário. Estou satisfeito por termos conseguido um parceiro forte como a Alstom para a modernização dos últimos 82 veículos.”
O contrato também abrange o fornecimento do equipamento técnico necessário para a modernização dos 78 trens restantes. A Alstom dará suporte à Deutsche Bahn no processo de modernização em série.
Os 82 trens fazem parte do primeiro lote de unidades BR 490 encomendadas em 2013, enquanto 64 trens de uma encomenda subsequente já saíram de fábrica equipados com ETCS e ATO.
Tim Dawidowsky, presidente da região da Alstom Central e Norte da Europa, afirmou: “A combinação de digitalização e automação é a chave para uma mobilidade mais sustentável no transporte ferroviário. Isso permite intervalos menores entre os trens e um aumento no número de passageiros, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia. Dessa forma, a proteção climática e a mudança da mobilidade para os trilhos andam juntas.”
Na Alemanha, a Alstom participa ainda do projeto Digital Node Stuttgart, que envolve a modernização de 215 trens S-Bahn e 118 trens regionais com ETCS e ATO.
Recentemente, a Alstom anunciou um investimento superior a €150 milhões (aproximadamente $164,4 milhões) para aumentar as capacidades de produção em suas instalações na França, em resposta à crescente demanda pela plataforma de trem de alta velocidade Avelia.