O novo documentário Carlo Acutis: Roadmap to Reality explora como a fé, a inovação digital e o amor à Eucaristia de um jovem de 15 anos oferecem esperança aos jovens desconectados de hoje. O lançámento coincide com a canonização de Carlo Acutis, agendada para 27 de abril de 2023, e o filme será exibido em cinemas de 27 a 29 de abril, sob a distribuição da Fathom Entertainment.
Carlo, um programador que faleceu em 2006 por leucemia, é conhecido como o “santo milenar” ou “influenciador de Deus”. O documentário aborda esses epítetos não apenas como títulos, mas como oportunidades para reflexões sobre o papel da fé e da tecnologia na vida dos jovens católicos contemporâneos.
Nascido em Londres, filho de pais italianos não praticantes, Carlo cresceu em Milão. A sua mãe, Antonia, relata como voltou à fé por meio do testemunho do filho. Em 2018, o Papa Francisco declarou Carlo “Venerável”, e, em 2020, a Igreja atribuiu a cura de uma criança com doença pancreática à intercessão de Carlo.
Dirigido por Tim Moriarty, que também esteve à frente do documentário Jesus Thirsts, Roadmap to Reality combina biografia com reflexões sobre a obsessão digital contemporânea e a solidão que muitos jovens enfrentam, apresentando vozes reconhecidas do clero e da mídia, como Mons. Roger Landry, Bispo Andrew Cozzens, Mons. James Shea e Chris Stefanick da EWTN.
No filme, também aparecem relatos de familiares e amigos de Carlo, acompanhados de comentários de biógrafos, como Courtney Mares e Sabrina Ferrisi. Segundo Mons. Landry, Carlo foi um grande apóstolo da tecnologia moderna para a evangelização.
“A história de Carlo aborda a ansiedade e a desconexão que muitos adolescentes vivenciam”, afirma o diretor Moriarty. “Ao ressaltar o relacionamento equilibrado e intencional de Carlo com a tecnologia, desejamos oferecer um exemplo positivo sobre como recuperar a saúde mental e a espiritualidade por meio de relações autênticas e experiências significativas.”
O documentário segue 150 estudantes católicos de ensino médio de Dakota do Norte durante uma peregrinação a Roma, refletindo as ansiedades e a desconexão resultantes do uso excessivo da tecnologia. Durante a viagem, os estudantes foram autorizados a levar apenas uma câmera, revelando o quanto a tecnologia impacta suas vidas.
“No início, muitos expressaram ansiedade em relação à ausência de dispositivos, destacando a dependência da tecnologia,” observa Moriarty. À medida que a peregrinação avançava, os jovens começaram a relatar sentimentos de alívio e renovação espiritual, especialmente ao orar diante do túmulo de Carlo em Assis.
O filme também sublinha a importância da Eucaristia na vida espiritual de Carlo, conseguidora de restabelecer um equilíbrio entre a vida digital e a fé, sem perder de vista a sua biografia e o papel de Carlo como modelo espiritual na atualidade.
Roadmap to Reality não hesita em abordar a atratividade do mundo digital. Os estudantes são francos sobre como se sentem presos aos seus dispositivos e a falta de fé nas suas vidas diárias. Em contraste, a abordagem de Carlo em relação à tecnologia revela como ele utilizou a internet para evangelizar, criando sites sobre aparições marianas e milagres eucarísticos.

“O objetivo de Carlo era levar as pessoas a deixar a internet e voltarem à igreja”, observa Stefanick no documentário. Produzido por Jim Wahlberg e a Castletown Media em associação com o Congresso Eucarístico Nacional e o Instituto McGrath de Vida da Igreja na Universidade de Notre Dame, Roadmap to Reality também incluirá uma apresentação bônus do Congresso Eucarístico Nacional.
Moriarty conclui: “Documentar esse poderoso despertar espiritual e humano reafirmou a mensagem central do nosso filme: conexões humanas autênticas, bem-estar emocional e profundas dimensões espirituais prosperam quando nos desconectamos da dependência digital e nos reconectamos com a realidade — especialmente com Deus.”