As provas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorrerão no próximo domingo, dia 5 de outubro. Com menos de uma semana para o exame, os candidatos devem intensificar os estudos e se organizar para o dia da prova. É fundamental que os participantes tirem suas dúvidas e se preparem adequadamente, para que o dia da prova seja o mais tranquilo possível, evitando surpresas que possam aumentar a ansiedade.
As informações principais sobre a aplicação do exame estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição. Esse documento traz dados importantes, como o horário e o local da prova, o número de inscrição e informações sobre atendimento especializado ou uso do nome social, caso tenha sido solicitado.
Para saber onde fará a prova, o candidato deve acessar o site da FGV e clicar em “Página de Acompanhamento”. Depois disso, ele será direcionado ao site do concurso, onde precisará fazer login com sua conta Gov.br. Na Área do Candidato, estarão disponíveis o local da prova e outras informações relevantes que constam no cartão de confirmação.
As provas para os candidatos a cargos de nível superior acontecerão no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, com a prova discursiva prevista para o dia 7 de dezembro, das 13h às 16h. Os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas nos mesmos dias, porém em horários mais curtos: no dia 5 de outubro, das 13h às 16h30, e no dia 7 de dezembro, das 13h às 15h.
Os candidatos devem levar para a prova uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente, um documento de identificação original com foto e o comprovante de inscrição. Os documentos de identificação aceitos incluem carteiras expedidas por comandos militares, secretarias de segurança pública, passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que tenham validade como identidade, carteira de trabalho e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também são válidos documentos digitais com foto, como e-Título e carteira de identidade digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais.
É importante ressaltar que não serão aceitos documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante ou documentos ilegíveis e danificados. Caso o candidato tenha perdido seu documento de identidade, ele deve apresentar um registro de ocorrência em órgão policial, que deve ter sido emitido até dez dias antes da prova.
Os candidatos devem permanecer na sala por um tempo mínimo: para a prova objetiva, é necessário aguardar pelo menos 2 horas após o início, e para a prova discursiva, 1 hora. O candidato poderá levar o caderno de prova para casa se a saída ocorrer na última hora do horário previsto para o término. As três últimas pessoas na sala devem permanecer juntas até que todas entreguem os materiais da prova. Os nomes delas serão registrados em uma ata, que deve ser assinada antes da liberação.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 6 de outubro. É importante lembrar que essa divulgação é preliminar e não inclui a análise de possíveis recursos que os candidatos possam apresentar.
Os candidatos que portarem aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, ou até relógios, serão eliminados do concurso. Também serão desclassificados aqueles que tentarem obter ajuda durante a prova, utilizarem materiais de consulta não permitidos, ou desrespeitarem as instruções dos fiscais.
Os candidatos podem levar alimentos e bebidas, mas apenas se forem de consumo rápido e acondicionados em recipientes transparentes, sem rótulos. Embalagens não transparentes não são permitidas.
Todas as informações sobre o concurso podem ser consultadas no edital geral do CNU 2, que está disponível no site da FGV, junto com os anexos de cada bloco temático. As datas das próximas etapas do concurso também estão publicadas, incluindo a convocação para a prova discursiva e a previsão de divulgação da lista de classificação.
































