O Ministério da Previdência Social realizará mutirões de perícias médicas em 35 cidades neste fim de semana. A expectativa é que mais de cinco mil pessoas sejam atendidas entre sábado e domingo. Grande parte dos atendimentos será feita por meio de telemedicina, uma tecnologia que permite a realização de perícias conectadas. Essa abordagem visa facilitar o acesso aos benefícios previdenciários, especialmente em regiões onde há poucos peritos disponíveis, evitando que as pessoas precisem viajar longas distâncias.
A maior parte das vagas foi destinada à Região Sul do Brasil. Em Joinville, Santa Catarina, serão oferecidos 800 atendimentos. Curitiba, no Paraná, terá 400 vagas, enquanto Cascavel disponibilizará 374 atendimentos. Os beneficiários que poderão ser atendidos são aqueles que já tinham agendado uma perícia, mas enfrentavam longos tempos de espera.
O Ministério da Previdência Social destacou que a perícia conectada tem as mesmas garantias de segurança que um atendimento presencial, assegurando a privacidade e o sigilo dos dados dos usuários. Este modelo também será utilizado para novas solicitações de benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, além de avaliações para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência e revisões desses benefícios.
Para obter informações sobre os atendimentos periciais, a população pode entrar em contato com a Central 135, utilizar o aplicativo Meu INSS ou acessar o site do INSS.
As cidades que receberão os mutirões são:
Amazonas: Tabatinga (sábado), Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo (domingo), Iranduba
Bahia: Irecê, Paripiranga, Caetité (sábado), Barreiras, Santa Rita de Cássia, Eunápolis, Cruz das Almas, Nazaré
Ceará: Ubajara
Pará: Goianésia do Pará, Redenção, Marabá, São Geraldo do Araguaia, Rondon do Pará, Jacundá, Xinguara, Parauapebas, Conceição do Araguaia (sábado)
Paraná: Campo Mourão, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Ponta Grossa, Cianorte, Curitiba
Rio Grande do Sul: Santa Rosa, Frederico Westphalen
Santa Catarina: Joinville































