Alertas de tempestade de inverno foram emitidos em várias partes dos Estados Unidos à medida que um grande e potencialmente histórico sistema de inverno se aproxima. Espera-se que a tempestade traga neve e gelo, começando no sudoeste e se espalhando por Texas, Oklahoma, sul e vale do Tennessee, até chegar à costa do meio-atlântico. Mais de 175 milhões de pessoas estão na trajetória dessa tempestade, que deve começar a se mover para fora do sudoeste na sexta-feira.
O impacto da tempestade será amplo, abrangendo mais de 30 estados, com uma extensão de mais de 3.200 quilômetros. A previsão é que a tempestade traga neve pesada e gelo, com a quantidade e a localização exatas dos danos ainda a serem determinadas. A movimentação da tempestade para o norte ou para o sul pode mudar as áreas que enfrentarão neve intensa ou gelo perigoso.
As temperaturas árticas previstas para acompanhar a tempestade podem congelar a neve e o gelo, resultando em possíveis cortes de energia prolongados e condições de viagem complicadas por vários dias. Os moradores que vivem ao longo das rodovias interestaduais 40 e 20 devem se preparar para dias de clima severo a partir de sexta-feira.
Diversos aeroportos na região devem enfrentar cancelamentos e atrasos significativos devido às condições climáticas adversas. Em antecipação à tempestade, o estado do Texas ativou seus recursos de resposta a emergências, garantindo que os moradores tenham os suprimentos necessários.
A previsão indica que mais de 15 estados, desde Nevada até a Costa Leste, poderão enfrentar a formação de gelo entre sexta e segunda-feira. O alerta é especialmente para áreas do centro do Texas até o Tennessee e as Carolinas, onde a quantidade de gelo pode causar quedas de árvores, cortes de energia e condições de viagem perigosas. As estimativas indicam que algumas regiões poderão receber até 1,2 cm de gelo.
A tempestade começará no sul dos Estados Unidos, com cidades importantes como Dallas, Oklahoma City e Little Rock sob alerta. Espera-se que a parte mais intensa da tempestade atinja esses locais entre sexta e sábado, com a previsão de que o acúmulo de neve seja mais significativo ao norte da rodovia interestadual 20.
O fenômeno da tempestade se intensificará ao longo do fim de semana, atingindo o sudeste no sábado, quando uma área de alta pressão ao norte deve empurrar ar ártico para o sul. Isso poderá resultar em gelo severo na Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte. A previsão indica que as áreas que mais devem ser afetadas em termos de neve incluem partes do Tennessee, Arkansas e Carolina do Norte, com algumas localidades recebendo mais de 30 centímetros de neve.
Enquanto isso, a região do meio-atlântico também poderá sentir os efeitos da tempestade, especialmente na Virgínia e Maryland, onde a previsão é de uma das maiores tempestades de neve em anos. A possibilidade de neve significativa é alta, enquanto o gelo deve ser menos problemático nessa região.
As incertezas permanecem sobre a trajetória e a intensidade da tempestade, especialmente nas áreas de Filadélfia e Nova Iorque, onde a precipitação pode ser mais intensa. A expectativa é que a neve comece a cair no domingo e continue até a tarde de segunda-feira. A situação está sendo monitorada de perto, e atualizações serão fornecidas conforme a previsão evolui.
































